1737

Câmara Municipal de Jequié

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Jequié

Ivan do Leite prega implantação de Usina de Reutilização de Resíduos na cidade

04/08/2022 às 14h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Diante da necessidade da devida destinação dos resíduos sólidos, o município deve envidar esforços no sentido de implantação uma Usina de Reutilização de Resíduos na cidade. Esta é a avaliação do vereador Ivan do Leite ao apresentar, na Câmara Municipal, proposta em que cobra investimentos em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS em 2010. 

A Usina de Reutilização de Resíduos, destaca o vereador, surge como uma excelente opção para reutilizar resíduos e dá a destinação ambientalmente correta, aliviando os aterros sanitários que a cada ano ficam mais cheios. “A Usina será de fundamental importância, também, no que diz respeito a proteção e preservação do meio ambiente”, justifica Ivan do Leite.   

O parlamentar informa, baseado em estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que 30% a 40% de todo resíduo gerado no Brasil são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. No entanto, apenas 13% são encaminhados para algum tipo de reciclagem. 

Outra preocupação citada pelo vereador Ivan do Leite diz respeito ao iminente risco de colapso do aterro sanitário, problema que seria sanado com o funcionamento da Usina. “Este modelo de reciclagem é uma excelente opção para reutilizar os resíduos transformando-os em energia térmica e/ou elétrica. É muito utilizada nos países desenvolvidos como Japão, Estados Unidos, Alemanha e outros”, avalia.

Ivan do Leite coloca que a Alemanha, por exemplo, eliminou os aterros sanitários em função da reciclagem energética. Os Estados Unidos fornecem energia elétrica a 2,3 milhões de residências ao reutilizar resíduos em suas 98 usinas. A União Europeia conta com 420 usinas, enquanto no Japão são 249.