1737

Câmara Municipal de Jequié

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Jequié

Tinho reacende debate sobre urgente necessidade da revitalização do Rio das Contas

20/05/2022 às 09h19

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O vereador Tinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta que reacende o debate em torno da necessidade da revitalização do Rio das Contas. Em sua justificativa, foi colocado que o problema é ambientalmente crítico, com o rio numa situação degradante e que, caso não ocorra nenhuma intervenção urgente em toda a sua extensão corre-se o risco de o problema ficar insustentável. 

Na avaliação do parlamentar, o Rio das Contas carece de uma chance para se revitalizar, mas, para tanto, se faz imperiosa evitar o lançamento de poluentes em seu leito, incluindo esgotos domésticos, além de impedir a retirada indiscriminada de areia, dentre outras providências.    

Tinho destaca que o Rio das Contas, que nasce na Serra das Almas, no município Rio de Contas, na Chapada Diamantina, corre por 620 km, passando muitos municípios a exemplo de Dom Basílio, Sussuarana, Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Ubaitaba até chegar em Itacaré, onde desagua na Praia das Conchas, sendo de suma importância para a existências de gigantescas povoações. 

“Este rio é um dos mais importantes do estado baiano e em seu percurso, serve ao abastecimento humano, irrigação e geração de energia”, observa o vereador Tinho, acrescentando que a sua recuperação está intrinsecamente relacionada com a melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da população. 

No caso especifico de Jequié, a situação do rio no perímetro urbano é a pior possível, cabendo aos governos adotar medidas urgentes para evitar uma maior degradação.